A Divisão dos Serviços de Informática, que para além da equipa de informática integra também, desde 2021 a equipa de Audiovisuais, é composta, a nível de Recursos Humanos, pelos seguintes elementos:
- um Chefe de Divisão (Serviços Centrais)
- três Especialistas Informáticos (dois nos Serviços Centrais e um na ESBE)
- cinco Técnicos de Informática (um nos Serviços Centrais, um nas ESECS e três no Campus Politécnico)
- um Coordenador Institucional para os Serviços de Informação (Serviços Centrais)
- um Técnico Superior que coordena a área dos Audiovisuais (com posto de trabalho na ESECS)
- três Assistentes Técnicos para a área dos Audiovisuais (dois com posto de trabalho na ESECS e outro no Campus Politécnico)
Aos Serviços de Informática compete a gestão, manutenção e desenvolvimento das infraestruturas e serviços de informática do IPP cumprindo-lhe, designadamente, a gestão e manutenção dos meios informáticos e dispositivos de comunicação e multimédia existentes, o apoio aos utilizadores na sua utilização, a participação em iniciativas de desenvolvimento dos sistemas informáticos com interesse para a Instituição, visando a promoção da melhoria contínua e da qualidade dos meios e serviços disponibilizados.
Compete, genericamente, aos SI:
a) Prestar serviços na área das tecnologias de informação, comunicação e multimédia aos Serviços Comuns no que concerne aos recursos tecnológicos partilhados;
b) Auxiliar os processos de decisão na execução de estratégias da gestão de topo, colaborando nas atividades de recolha e tratamento de informação e no desenvolvimento e manutenção de ferramentas de análise e reporte, como é o caso do sistema de Balanced Scrorecard;
c) desenvolver e assegurar o acompanhamento, manutenção e funcionamento em permanência dos sistemas de informação, comunicação e multimédia associados à gestão da atividade académica, letiva, financeira, pessoal e administrativa, nos diferentes serviços em funcionamento na organização;
d) Gerir os sistemas servidores e componentes ativos da rede informática tendo em vista a otimização das comunicações, dos serviços da rede e dos aspetos de segurança física e lógica;
e) Prestar apoio aos utilizadores na operação de equipamentos e sistemas informáticos das diferentes unidades orgânicas e demais serviços do IP Portalegre;
f) Garantir a integridade, disponibilidade e confidencialidade da informação digital relacionada com os sistemas informáticos da sua responsabilidade;
g) Gerir as infraestruturas de comunicações fixas e móveis bem como o sistema VoIP;
h) Gerir a infraestrutura da rede sem fios “Eduroam (Education Roaming) assegurando as condições necessárias ao bom funcionamento da mesma;
i) Participação em projetos e iniciativas de cariz tecnológico;
j) Garantir a operacionalidade do serviço de videoconferência, permitindo ligações a entidades externas e a unidades orgânicas dispersas geograficamente de Portalegre;
k) Gerir os contratos de licenciamento de software, de manutenção e suporte ou outros, no âmbito dos Sistemas de Informação e Infraestruturas de Sistemas e Comunicações, e assegurar o seu cumprimento;
l) Promover a gestão e atualização dos recursos informáticos de Hardware e Software, procurando diversificar as fontes de financiamento;
m) Participar na realização das ações necessárias à racionalização, simplificação e modernização dos circuitos administrativos, e de suporte da informação com recurso às novas tecnologias informáticas;
n) Corrigir anomalias das aplicações desenvolvidas pelo serviço ou solicitar a sua resolução junto da entidade externa responsável;
o) Desenvolver novas soluções, quando possível ou promover o estudo das soluções para obtenção de apoio externo;
p) Assegurar a gestão e o desenvolvimento dos sites institucionais, intranets e outras presenças do Instituto Politécnico na World Wide Web.
q) Executar outras atividades que, no seu domínio, lhe sejam atribuídas ou solicitadas.